logo2logo2logo2logo2
  • HOME
  • CONHEÇA
    • O QUE PENSAMOS
    • HISTÓRIA
    • ESTATUTO
    • RESOLUÇÕES
  • PSDB GYN
    • EXECUTIVA
    • DIRETÓRIO
    • ZONAIS
    • ITV
    • PSDB MULHER
    • JPSDB
    • TUCANAFRO
  • PARLAMENTARES
  • NOTÍCIAS
  • NA MÍDIA
  • LEGADO
  • Home
  • Notícias
  • PSDB lançará candidatos às prefeituras das capitais de todos os estados

PSDB lançará candidatos às prefeituras das capitais de todos os estados

 

Decisão foi tomada durante reunião entre presidentes do partido nas capitais. Líderes também destacaram que são contrários a qualquer tentativa de fusão da sigla com outra legenda

O presidente do PSDB Goiânia, Eurípedes Jerônimo, participou, nesta semana, em São Paulo, do 1º Encontro dos presidentes do PSDB das Capitais. Na ocasião, ficou acertado que o partido lançará candidatos a prefeito nas capitais de todos os estados. Os líderes também destacaram que são contrários a qualquer tentativa de fusão da sigla com outra legenda. “Todos os presidentes deixaram claro que são contra mudanças na bandeira de luta do partido, que tem como base a democracia, a disciplina e a consolidação dos direitos individuais e coletivos”, afirma Eurípedes.

Um dos principais objetivos do encontro foi definir ações para aproximar o partido da população. “Fazemos parte de uma das legendas mais fortes do País. Temos um legado de grandes realizações em todos os municípios brasileiros”, destacou o presidente do Diretório Municipal do PSDB de São Paulo, Fernando Alfredo, durante o encontro.

A reunião resultou, ainda, em uma carta aberta, que será entregue ao Diretório Nacional. Nela, os presidentes do PSDB nas capitais destacam a necessidade de que a legenda promova um profundo processo de reoxigenação de suas bases. O documento também defender que o partido apresente soluções para os desafios enfrentados pelo País. “Nosso partido foi fundamental para a consolidação da democracia, da estabilidade econômica e da criação de uma rede social que tirou milhões de brasileiros da miséria. Contudo, precisamos apresentar soluções para os problemas enfrentados no século XXI. Cada vez mais as pessoas estão desacreditadas com a democracia e seus atores, os políticos”, diz trecho do texto.

O documento também defende maior participação da militância nas decisões de cúpula. “Para mudar a situação de descrédito, precisamos ter organização, trabalho e participação”.

Goiânia
O presidente Eurípedes Jerônimo reafirmou, durante a reunião, que a legenda já está se organizando para as eleições do próximo ano, em Goiânia. “Ainda não é o momento de discutir nomes, mas já é certo que teremos candidato próprio a prefeito. Vamos iniciar encontros em todas as regiões da nossa cidade para discutir os problemas e, em seguida, apresentar soluções”, explicou. Segundo ele, o partido também apresentará uma chapa competitiva para a Câmara Municipal. “Chegaremos ao período eleitoral prontos para atender os anseios da população”, garantiu.

Confira a íntegra da carta aberta dos presidentes do PSDB nas capitais:

Vivemos num país continental com alta concentração de poder nas mãos da União. Temos orgulho de fazer parte de um partido que, desde sua criação, foi um defensor aguerrido do municipalismo e da descentralização do poder. Acreditamos em um novo pacto federativo, onde a lógica da pirâmide de relações entre os entes federados seja corrigida e invertida. O saudoso tucano André Franco Montoro já dizia que as pessoas não vivem no país ou em seus Estados, mas sim nas cidades. São nos municípios que as pessoas se alimentam, trabalham, estudam e buscam sua felicidade. Este é o principal fundamento que nos une.

Ao longo da história do Brasil, as capitais foram cada vez mais crescendo, em alguns casos inchando, sendo, via de regra, a base econômica, o espelho social e cultural de seus estados. Infelizmente, tanto na distribuição dos recursos do pacto federativo, como na organização e representação das entidades Brasil afora, verifica-se a sub-representação destes municípios, inclusive no PSDB.

O que temos visto nos últimos anos é o Diretório Nacional centralizar as discussões e decisões políticas, bem como projetos e recursos. O resultado nacional do nosso partido na última eleição refletiu o distanciamento existente entre Brasília e o resto do país, quando o mote “menos Brasília e mais Brasil”, foi propagado. Contudo este poder vem da base, pois, parafraseando Montoro é nos municípios que as pessoas votam.

Após a eleição de 2018 há uma ideia fixa na cabeça dos tucanos em todo o Brasil: precisamos reoxigenar o PSDB. Nosso partido foi fundamental para a consolidação da democracia, da estabilidade econômica e a criação de uma rede social que tirou milhões de brasileiros da miséria. Contudo, o PSDB precisa apresentar soluções para os problemas que o Brasil enfrenta no século XXI: cada vez mais as pessoas estão desacreditadas com a democracia e seus atores, os políticos. Para mudar a situação precisamos ter organização, trabalho e participação.

Para seguir este caminho, nós Presidentes do PSDB das capitais brasileiras nos reunimos e elencamos cinco pontos fundamentais para reforçar a base partidária nestes municípios, que podem e devem ser o espelho deste PSDB renovado que desejamos apresentar à sociedade brasileira:
– inclusão dos Diretórios das capitais no cálculo de distribuição do Fundo Partidário, através de renúncia da fatia existente no Diretório Nacional, sendo um valor equivalente à 25% do repassado aos Diretórios Estaduais;
– prioridade às capitais, através dos Diretórios Municipais, de maneira proporcional, na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral. Garantindo assim desde já, valores aos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos no exercício do cargo e candidatos em 2020;
– participação de representante dos Diretórios Municipais na Comissão Executiva Nacional;
– criação do Fórum dos Diretórios Municipais, para otimizar a troca de experiência, centralização de informações e reforço às bandeiras do PSDB nos municípios e formalização do ITV nas capitais.

O Brasil precisa de municípios fortes. O PSDB precisa de Diretórios Municipais fortes. Temos orgulho de nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Grandes líderes do PSDB falam na necessidade de uma nova agenda para o país. Esta nova agenda será efetivada com os municípios empoderados. Somente assim poderemos construir uma nação mais justa, democrática e livre.

Compartilhar

O que você procura?